https://simal.ing/
Inscrições para Curso de Aguarelas Líquidas com Ingredientes da Natureza - Museu Nacional Soares dos Reis
Loading...

Inscrições para Curso de Aguarelas Líquidas com Ingredientes da Natureza

24 de Maio, 2024

Está a decorrer o período de inscrições para o Curso de Aguarelas Líquidas com Ingredientes da Natureza, a realizar no Museu Nacional Soares dos Reis, nos dias 6 e 7 de junho.

 

Sob orientação das formadoras Isabel Guimarães e Joana Padilha, o curso é destinado ao público adulto em geral. Para além de possibilitar conhecer a origem dos materiais e das cores usadas pelos grandes mestres da pintura, este curso breve facilitará uma primeira abordagem aos princípios básicos do desenho, composição, proporção, forma, contorno, entre outros.

 

Data e Horário
6 e 7 junho, 10h30-13h00 | 14h00-17h30

Preço
140 Euros

Inscrições
se.mnsr@museusemonumentos.pt

6 junho | Criação de Aguarelas Líquidas com Ingredientes da Natureza, com Isabel Guimarães

 

No primeiro dia, vamos dar a conhecer a origem dos materiais e das cores usadas pelos grandes mestres da pintura, ao longo da história. Vamos criar aguarelas a partir de elementos naturais tais como folhas, flores, raízes, legumes, cascas, grãos e sementes, permitindo uma conexão direta com a natureza.

Serão abordados os princípios fundamentais da extração da cor, através de processos artesanais e sustentáveis. Iremos extrair cor de diferentes elementos, alguns recolhidos do jardim do museu. Aprenderemos a utilizar aglutinantes, mordentes e a alterar o PH das tintas para obter uma paleta cromática de cores mais ampla e também veremos como conservar as aguarelas líquidas de forma que perdurem mais no tempo.

Os participantes irão pintar a sua própria paleta em papel de aguarela e tirar partido dos efeitos do uso dos modificadores de cor.

 

7 junho | Desenho e pintura dos elementos naturais e de composições feitas a partir desses mesmos elementos, com Joana Padilha

 

Primeira abordagem aos princípios básicos do desenho, composição, proporção, forma, contorno, relação de um elemento em relação ao outro, e em relação ao todo.

Os participantes serão convidados a escolher um dos motivos ou mais do que um, e iniciar o seu desenho em papel próprio para posteriormente ser pintado com a aguarela líquida.

Princípios básicos da pintura em aguarela: saber utilizar o pigmento aguarela na líquida, saber aplicar o pigmento no papel, a importância da água neste tipo de pintura; entender a possibilidade de mistura de cores e tons, e possíveis efeitos conseguidos através da aprendizagem no dia anterior; conhecer as técnicas de pintura a aguarela, quantidade de água, molhado sobre molhado e molhado sobre seco, e reserva de brancos; velaturas, adicionar camadas, realces e sombras; o processo de secagem e o processo de humedecimento. Os participantes irão pintar o seu elemento ou composição.

×