IndieJúnior Porto – Oficina Do taumatrópio à liberdade

18 de Janeiro, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis será palco da Oficina Do taumatrópio à liberdade, de 23 a 26 janeiro, no âmbito do Festival de Cinema IndieJúnior.

A oficina é dirigida ao público escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do email se@mnsr.dgpc.pt

Horários: 23 jan – 14h30 | 24 jan – 10h30 | 25 jan – 14h30 | 26 jan – 10h30

Taumatrópio foi um brinquedo bastante popular no século XIX e cuja utilização conduz a uma ilusão de ótica animada. Partindo de diferentes obras de pintura do Museu Nacional Soares dos Reis e do diálogo entre estas obras e a imagem em movimento do cinema, os participantes são desafiados a construir um destes brinquedos, dando asas à criatividade.

Considerado o primeiro brinquedo ótico, o Taumatrópio foi inventado em 1824 por Peter Mark Roger para explicar a teoria da persistência da visão, ou seja, explicar o fenómeno que é provocado quando um objeto visto persiste na retina por uma fração de segundo após a sua perceção. Na realidade, trata-se de um fenómeno neurológico e não ocular a que Wertheimer em 1912 designou por fenómeno phi.

O Taumatrópio é composto por um disco, com um desenho numa das faces e outro desenho invertido no verso. É preso por dois cordões colocados paralelamente, que ao serem torcidos e por fim esticados, fazem o disco girar. Quando gira rapidamente, as duas imagens parecem ser uma só.

A Liberdade é o tema central da 8ª edição do IndieJúnior Porto. Um festival que enche as salas da cidade de miúdos e graúdos e que traz o que de mais incrível é feito em cinema para este público tão especial.

Em 2024, o IndieJúnior terá lugar entre os dias 22 e 28 de Janeiro, em vários locais da cidade, voltando a propor uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens, professores, famílias e público em geral.