Exposição Vita Prima. Santo António em Portugal

23 de Junho, 2023

Duas peças da coleção da Casa-Museu Fernando de Castro, que integra o Museu Nacional Soares dos Reis, fazem parte da exposição temporária VITA PRIMA. SANTO ANTÓNIO EM PORTUGAL, que inaugura a 23 de junho no Palácio Pimenta, em Lisboa. A escultura em barro policromado Os Mártires de Marrocos, peça que narra o martírio dos cinco frades franciscanos às mãos dos soldados mouros, e a pintura Cinco Frades Franciscanos, possivelmente do século XVII, relativa à missão de evangelizar outros territórios.

As peças são enquadradas na exposição que se apresenta como uma viagem pela vida de Santo António enquanto jovem e reflete como os valores a si associados, sacros e profanos, se tornaram pilares identitários de Lisboa. A vida de Fernando de Bulhões, antes de adotar o nome de Santo António, começou na Sé de Lisboa, passou pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, onde se tornou monge, e seguiu-se no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A morte dos cinco Mártires de Marrocos, episódio ocorrido em janeiro de 1220, tê-lo-á feito abraçar a causa mendicante e partir para evangelizar Marrocos.

A exposição fica patente até 31 de dezembro de 2023.