https://simal.ing/
‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, já se encontra no MNSR - Museu Nacional Soares dos Reis
Loading...

‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, já se encontra no MNSR

20 de Maio, 2024

A partir de 1 junho, a ‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, integrará a exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis, num depósito com duração inicial de três anos.

 

A exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis tem já patentes quatro óleos e um conjunto significativo de desenhos de Domingos Sequeira, pelo que a ‘Descida da Cruz’ ficará exposta na mesma sala, enriquecendo o acervo disponível. De resto, serão igualmente expostos desenhos preparatórios da obra, pertencentes ao acervo do MNSR, alimentando um “diálogo” entre a coleção do museu e este valioso novo depósito.

 

No passado sábado, Dia Internacional dos Museus, a pintura esteve exposta no Mosteiro de Leça do Balio, localidade onde se situa a sede da Fundação Livraria Lello, entidade privada que adquiriu a obra. Ao final da tarde, foi transportada para o Museu Nacional Soares dos Reis, onde se encontra em reserva até à sua colocação em exposição.

‘Descida da cruz’, pintura sacra datada de 1827, faz parte de um grupo de quatro pinturas tardias de Domingos Sequeira, executadas em Roma, onde o artista morreu em 1837.

 

Domingos Sequeira é considerado como o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.

 

 

Créditos fotográficos: MMP/MNSR/Rui Pinheiro

×