https://simal.ing/
Pintura ‘Descida da Cruz’ disponível a partir de 1 junho
Loading...

Pintura ‘Descida da Cruz’ disponível a partir de 1 junho

29 de Maio, 2024

Adquirida pela Fundação Livraria Lello e colocada em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), a pintura ‘Descida da Cruz’, de Domingos Sequeira, estará disponível para fruição pública a partir do próximo sábado, dia 1 junho, passando a integrar o circuito expositivo do MNSR.

 

A exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis tem já patentes quatro óleos e um conjunto significativo de desenhos de Domingos Sequeira, pelo que a ‘Descida da Cruz’ ficará exposta na mesma sala, enriquecendo o acervo disponível. De resto, serão igualmente expostos desenhos preparatórios da obra, pertencentes ao acervo do MNSR, alimentando um “diálogo” entre a coleção do museu e este valioso novo depósito.

 

‘Descida da cruz’, pintura sacra datada de 1827, faz parte de um grupo de quatro pinturas tardias de Domingos Sequeira, executadas em Roma, onde o artista morreu em 1837.

Domingos Sequeira é considerado o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.

 

No dia 1 de junho, o Museu Nacional Soares dos Reis irá realizar uma série de breves visitas orientadas à pintura ‘Descida da Cruz’, agendadas para as 10h30, 11h30, 15h00 e 16h00.

 

Coincidindo o primeiro dia de exposição desta obra com a celebração do Dia Mundial da Criança, será promovida uma Oficina para Famílias (com crianças entre os 6 e os 12 anos), marcada para as 15h30, inspirada na temática da obra de Domingos Sequeira.

 

No dia 27 junho, pelas 18 horas, uma conversa sobre a vida e obra de Domingos Sequeira permitirá aprofundar conhecimentos sobre o pintor português e a pintura ‘Descida da Cruz’, contando com as participações de José Luís Porfírio, museólogo e crítico de arte, António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, e Ana Paula Machado, Gestora da Coleção de Pintura do MNSR.

 

Todas as atividades são gratuitas, estando sujeitas a inscrição prévia, através do formulário online.

×