Depois da Exposição ‘Portreto de la Animo’, Arte Bruta viaja até Paris

5 de Março, 2024

Patente ao público no Museu Nacional Soares dos Reis de julho a dezembro 2023, a exposição temporária Portreto de la Animo. Art Brut Etc. proporcionou o encontro entre obras do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis e da coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva (S. João da Madeira). A curadoria esteve a cargo de António Saint Silvestre e partiu de uma seleção de retratos e de autorretratos das duas coleções, em desenho, escultura, pintura e fotografia.

O surpreendente design expositivo potenciou encontros inusitados entre os visitantes da exposição e a obra de mais de 100 autores da designada Arte Bruta.

Parte dessas obras estará agora patente na galeria parisiense Halle Saint Pierre, de 12 de março a 14 de agosto, na mostra “L’Esprit Singulier”, com 150 obras de Arte Bruta da Coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva.

Especializada em Arte Bruta, Arte Singular e Cultura Pop, a galeria francesa Halle Saint Pierre classifica o espólio dos colecionadores privados Richard Treger e António Saint Silvestre como “uma das mais importantes coleções europeias de Arte Bruta e Arte Singular”.

A exposição é comissariada por Martine Lusardy, que, dirigindo a Halle Saint Pierre desde 1994, reconhece à nova mostra – cujo título significa “O Espírito Singular” – “a magia de um intermúndio ao mesmo tempo familiar e desconhecido”.

Agnès Baillon, Henry Darger, Jacques Deal, Jaime Fernandes, Martha Grünenwaldt, David Houis, Foma Jaremtschuk, Alexander Lobanov, Marilena Pelosi e Adolph Wölfli são apenas alguns dos autores cujo trabalho se dará a conhecer na Halle Saint Pierre.

No Museu Nacional Soares dos Reis, a exposição Portreto de la Animo. Art Brut Etc. permitiu estabelecer uma relação entre as duas coleções, explorando distintos modos de representação da figura humana e da autorrepresentação através da arte, de universos pessoais e mundos interiores tão diversos, entre soluções formais canónicas e outras não convencionais.

A mostra integrou várias peças do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis, colocadas em diálogo com as peças da Coleção Treger Saint Silvestre, de que são exemplo o Busto-Relicário de São Pantaleão; a Máscara mortuária de Soares dos Reis, de José Joaquim Teixeira Lopes; o Escarrador, de Rafael Bordallo Pinheiro; e o óleo Mãe e Filha, de Sarah Afonso; entre outras.

Como parte do eixo programático “Arte & Saúde” do Museu Nacional Soares dos Reis, a exposição foi complementada por um extenso programa de atividades de mediação, apoiado cientificamente pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, que incluiu visitas comentadas, conversas, oficinas e performance. No período em que esteve patente ao público registou um total de 35 mil visitantes.