A filha do Conde de Almedina, grande mecenas das artes portuguesas

22 de Março, 2024

Delfim Guedes, grande patrono das artes e vice inspetor da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa, recebeu o título nobiliárquico de conde de Almedina, após a realização da “Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola”, evento cultural de incontornável importância para Portugal.

Mecenas de Artur Loureiro, que o retratou em 1876, Delfim Guedes custeou a expensas próprias[1] o funeral de Silva Porto que, de resto, lhe havia oferecido (em vida) algumas obras da sua autoria, de que são exemplo ‘Pequena fiandeira napolitana’ e ‘Ao pôr do sol’.

A sua relação com os autores representados no Museu Nacional Soares dos Reis estende-se ainda ao escultor António Soares dos Reis, autor da peça ‘Filha dos Condes de Almedina’, figura de uma criança com um rosto quase angelical.

A peça, em mármore de Carrara, representa a ‘Filha dos Condes de Almedina’, Luísa Guimarães Guedes, cujos pais eram os proprietários da obra, e encontra-se em exposição no Museu Nacional Soares dos Reis.

A escultura foi apresentada a Auguste Rodin (considerado o pai da escultura moderna), aquando da sua visita a Portugal, num dos Ateliers da Duquesa de Palmela (a Escultora Maria Luíza Holstein), onde Soares dos Reis, ocasionalmente, trabalhava, aquando das suas estadias em Lisboa. Obra de exímia execução e mestria, a qualidade da escultura impressionou e comoveu Rodin a ponto de ter beijado as mãos do escultor gaiense.

Datada de 1882, a evolução desta obra está documentada em desenho e maquete revelando o envolvimento do escultor em todo o processo. Nesta obra final há que notar a complexa elaboração do modelado, em especial no cabelo, flores e bordado do vestido. Em termos da composição, são traços definidores de um esquema muito próprio de Soares dos Reis: a pose sinuosa com cruzamento de braços a meio-corpo do modelo, tratado em repouso, de expressão reservada.

Delfim Deodato Guedes (Santo Tirso, 18 de novembro 1842 – Cascais, 26 de setembro 1895) recebeu do rei D. Luís o título de conde de Almedina, sendo a sua filha Luísa Guimarães Guedes, 2ª Condessa de Almedina. O título foi atribuído a Delfim Guedes como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na “Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola”, realizada em 1882. A mostra decorreu no Palácio Alvor-Pombal, também conhecido como Palácio das Janelas Verdes, e lançou as bases para a criação do Museu Nacional de Belas-Artes, inaugurado há 140 anos (antecessor do atual Museu Nacional de Arte Antiga).