Conversa «Arte e Normalidade» assinala Dia Mundial da Saúde Mental

29 de Setembro, 2023

No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis até 13 novembro, decorre no próximo dia 11 outubro, pelas 18 horas, a Conversa «Arte e Normalidade», tendo como convidados António Roma Torres e Heitor Alvelos, com moderação de Hugo Barreira.

A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental (comemorado a 10 outubro), dando início a um ciclo de conversas que irão realizar-se ao longo do próximo mês, contando com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até 2030, a depressão deve tornar-se a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde.

Consciencializar para esta tendência crescente, alertando e sensibilizando para a necessidade de estender o debate sobre a doença mental à esfera pública, ligando comunidade científica e cidadãos, é uma necessidade premente que convoca de forma transversal todos os setores da sociedade, incluindo os museus.

É neste contexto que o Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a realizar várias ações enquadradas no eixo programático «Arte & Saúde».

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco deste programa em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença, aumentando a autoconfiança e bem-estar, possibilitando a construção de um ambiente seguro, aliviando o sofrimento e diminuindo a angústia das pessoas que neles participam.

A exposição “Portreto de la Animo” integra peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença. O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.

A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Conversa Arte e Normalidade (11 outubro, 18h00 -19h30)

António Roma Torres e Heitor Alvelos

Moderação: Hugo Barreira

Local: Museu Nacional Soares dos Reis

Entrada livre, sujeita à capacidade da sala e a inscrição prévia, através do email comunicacao@mnsr.dgpc.pt

António Roma Torres
Médico Psiquiatra, foi Diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João (Porto).
Membro co-fundador da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Federation of European Psychodrama Trainig Organizations (FEPTO); Membro eleito do Board of Directors (2001-2009) da Internacional Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP).
Crítico de cinema do Jornal de Notícias (1975-2001), do semanário Voz Portucalense (1971-1974) e da revista de cinema A Grande Ilusão (1984-1996). Autor de vários livros sobre Cinema e sobre Saúde Mental.

Heitor Alvelos
Pioneiro na implementação de Design Research em Portugal. É Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e diretor do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) da Universidade do Porto. Desde 2006 Heitor tem vindo a desenvolver I&D no âmbito do Programa UT Austin|Portugal em Medias Digitais, onde trabalhou como diretor de relacionamento (2010-2014), tendo sido curador do FuturePlaces Medialab para a Cidadania. Autor de vários artigos sobre arte e a transgressão dos seus limites.

Hugo Barreira
Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória), é licenciado em História da Arte, assim como Mestre e Doutor em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação principais são a Arte, Arquitetura e Cultura da Época Contemporânea, a Cinematografia e a História Local.

Sobre o Dia Mundial da Saúde Mental

Com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental, a Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health) criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que se assinala anualmente a 10 de outubro.

Este ano, sob o tema “A saúde mental é um direito humano universal”, a campanha global visa colocar a saúde mental num quadro de direitos humanos para reformular a aspiração de uma boa saúde mental como um direito humano fundamental.

A iniciativa visa envolver indivíduos, comunidades e instituições em todo o mundo, com o objetivo de capacitar a defesa popular da causa da saúde mental e a sua relação com os direitos humanos.