Convento de Santa Clara em Vila do Conde renasce como unidade hoteleira

14 de Março, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis tem origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, criado em 1833 por D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil, para salvaguarda dos bens sequestrados aos absolutistas e conventos abandonados na guerra civil (1832-34).

Com a extinção das ordens religiosas recolheram-se obras, entre outros, nos mosteiros de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra. Conhecido como Museu Portuense, ficou instalado no extinto Convento de Santo António da Cidade, na praça de S. Lázaro, vindo a ser formalizado por decreto em 1836 por D. Maria II.

De entre as peças que integram o acervo do Museu Nacional Soares dos Reis destacamos três peças provenientes do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde: a Estante de Coro, o Esquife e a escultura Virgem com o Menino.

Situado numa pequena colina, na periferia da malha urbana de Vila do Conde, com vistas sobre o vale do rio Ave e sobre a própria cidade, o Convento de Santa Clara foi integrado, pelo Turismo de Portugal, no Programa Revive, tendo sido lançado, em 2018, o concurso público para a sua concessão, obras de reabilitação e posterior exploração como estabelecimento hoteleiro.

Ainda sem data para a cerimónia de inauguração oficial, o grupo hoteleiro vencedor do concurso anunciou já a abertura do novo The Lince Santa Clara, hotel de cinco estrelas, para o próximo dia 22 março.

O Convento fundado em 1318 por D. Afonso Sanches, filho ilegítimo do rei D. Dinis e sua mulher D. Teresa Martins, com o intuito de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos. Foi doado no ano seguinte à Ordem de Santa Clara, tendo funcionado como convento feminino até à sua extinção no século XIX. O edifício conventual foi parcialmente reedificado em 1777, sendo alvo de sucessivas alterações até finais do século XX.

Integrado num vasto conjunto monumental, que integra também a Igreja Gótica de Santa Clara, o respetivo claustro e o aqueduto, a sua volumetria assume-se de forma majestosa perante a vila e sobre o vale do rio Ave, com uma imagem neoclássica.