Colégio Internato Claret apresenta Exposição Libert’arte

20 de Março, 2024

Decorreu, esta tarde, a abertura da Exposição Libert’arte, organizada pelo Colégio Internato Claret, no âmbito da parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis no cruzamento dos temas trabalhados por ambas as instituições em 2024: os 50 anos do 25 de Abril e ‘Liberdade e Transgressões’, tema transversal à programação do Museu ao longo do ano. A mostra poderá ser visitada até ao próximo domingo.

Os alunos do 4º e 9º anos, do Colégio Internato Claret, apresentam uma viagem pela voz, outrora surda, da renascida liberdade. Partindo de um conjunto de obras emblemáticas, patentes no Museu Nacional Soares dos Reis, foi preparado um “encontro entre o pensamento, a reflexão e o sopro criativo de dezenas de mentes com vontade de descobrir nas suas criações o prazer e a cor da liberdade.

O lema ‘Liberdade e Transgressões’ foi a senha que fez sair dos quartéis do conformismo a indómita vontade de assinalar os cinquentas anos de uma gaivota que voava, voava, transportando nas asas, até aos dias de hoje, o desejo de um povo que enquanto sonhar, enquanto pensar, não mais se fará refém. Cada obra tem em si o desejo de ser o mundo, a manifestação silenciosa de espíritos que, tendo nascido em liberdade, não a dão como adquirida, mas desejam-na, procuram-na, na certeza de, com ela, terem nas mãos a paleta com a qual poderão pintar os sonhos de um futuro que é de todos”.

Esta apresentação foi acompanhada de pequenos momentos performativos protagonizados pelos alunos. Os jovens estudantes do 4º ano tiveram oportunidade de trabalhar os direitos humanos a partir de obras como a Cabeça de Negro, de António soares dos Reis, e o autorretrato de Aurélia de Souza; enquanto os alunos do 9º ano trabalharam obras modernistas de autores como Amadeo de Souza Cardoso e de arte contemporânea de autores como Júlio Reis Pereira e Álvaro Lapa, entre outros.