Colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre distinguidos

11 de Outubro, 2023

Os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger serão reconhecidos com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, pelo contributo “inestimável” que deram à cidade nas áreas da cultura e da arte.

A cerimónia de atribuição da condecoração vai decorrer durante a celebração oficial do 10º aniversário do Centro de Arte Oliva, que se assinala a 21 e 22 de outubro, contando com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

No Museu Nacional Soares dos Reis está patente ao público “Portreto de la Animo”, exposição de retratos e autorretratos que integram a coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.

António Saint Silvestre, pintor e colecionador, assume a curadoria da exposição “Portreto de la Animo”. Com o músico e galerista Richard Treger, iniciou na década de 1980 a constituição da Coleção Treger Saint Silvestre, matéria fundamental da presente exposição.

Richard Treger e António Saint Silvestre começaram a sua coleção inspirados no percurso iniciado por Jean Dubuffet, pioneiro na recolha de produções artísticas que se convertem em relatos do inconsciente.

A coleção é composta por aproximadamente 1700 obras de 350 artistas, refletindo a evolução de diferentes momentos históricos e ramificações das artes marginais aos circuitos do sistema artístico estabelecido, desde os clássicos da Arte Bruta à Arte Outsider e suas variantes.

A coleção distingue-se particularmente pela sua grande amplitude cronológica, demarcada por artistas nascidos em finais do século XIX até autores ativos na atualidade. Diferencia-se também pela alargada representatividade geográfica, que abrange os tradicionais “centros da arte bruta” da Europa Ocidental e América do Norte, expandindo-se a artistas oriundos de África, Ásia, Europa de Leste, Central e do Sul e América Latina Central, salientando-se a diversidade de artistas portugueses e brasileiros.

As obras que constituem a coleção abrangem uma grande variedade de técnicas e materiais, incluindo pintura, desenho, escultura, cerâmica, tapeçaria, fotografia, mecanismos elétricos, objetos recuperados e materiais atípicos como matérias orgânicas.

Apresentada pela primeira vez em Portugal em 2012, na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a coleção encontra-se em depósito de longo prazo no Centro de Arte Oliva (São João da Madeira) desde 2014.