Loading...
Tesouros Nacionais

Par de Pulseiras

Bronze final Atlântico /1.ª Idade do Ferro – séculos VII / VI (final) a.C.

Achado casual no Rocio de São Sebastião, Castro Verde, Portugal

Ouro fundido em cera perdida e laminado; decoração incisa

Ficha de inventário – pulseira 1

Ficha de inventário – pulseira 2

Estas peças de cunho arqueológico pertenciam à coleção pessoal de D. Fernando II (1816-1885), rei-consorte de Portugal, reunida ao longo da segunda metade do século XIX, no Palácio das Necessidades, em Lisboa. Em 1941 foram depositadas no MNSR.

Investigações recentes permitiram trazer à luz dados que esclarecem a história destas peças, fornecendo informações sobre o local do seu achado e como se processou a sua aquisição por parte do rei que, em manuscrito, registou todos estes factos.

Procedente de um achado ocasional a sul de Portugal, este par de pulseiras é um exemplar raro da ourivesaria proto-histórica – período da história entre o I milénio a.C. e os seus finais –, e assume significado e importância especiais, não só neste núcleo do Museu, mas também e sobretudo no contexto geral da joalharia portuguesa.

Testemunhos da existência e florescimento de uma produção de ourivesaria local desde períodos recuados, estes objetos de adorno pessoal em ouro maciço refletem já o conhecimento de certas formas decorativas, técnicas construtivas e processos de fabrico que ainda hoje permanecem.

×