Loading...
Diversos

Hermafrodita adormecido

Itália

Século XIX (início)

Gesso e papel cartonado

Ficha de inventário

Esta medalha em gesso é uma de um conjunto de cerca de 700 adquiridas no Grand Tour, tradição em voga sobretudo dos séculos XVII a XIX, dos jovens europeus abastados realizarem uma viagem de sentido iniciático que tinha como destino último Itália e o contacto com a cultura e a arte clássicas.

As gemas (pedras preciosas) e os Intaglios antigos, bem como cópias e reproduções dos mesmos em pasta de vidro, gesso, cera e outros materiais eram uma das mais procuradas lembranças dessas viagens por proporcionarem um vislumbre do Mundo Antigo num objeto de pequeníssimas dimensões. No século XVIII, estes objetos circulavam com tal popularidade entre colecionadores e curiosos, que passaram a ser designados por camafeus do Grand Tour.

Os temas representados alargaram-se à reprodução das esculturas clássicas de maior prestígio em Roma. O Hermafrodita é uma dessas esculturas, descoberta no início do século XVII e adquirida pelo cardeal Borghese que, em 1620, encomendou ao escultor Lorenzo Bernini a almofada sobre a qual dorme hoje a figura.

×