Loading...
Tesouros Nacionais

Crossa de báculo episcopal

Antonio Arrighi  (ourives)
1740
Prata fundida, cinzelada; dourada

Ficha de inventário

Esta crossa de báculo provém de um conjunto de peças pertencentes a D. Frei José Maria da Fonseca Évora (bispo do Porto, 1741-1752).  Um registo de pagamento, datado de 10 de janeiro de 1740, documenta a sua execução na oficina do famoso ourives italiano Antonio Arrighi. Já a sua identificação num retrato de D. Frei José da Fonseca e Évora permitiu relacionar com este a origem da encomenda.
O báculo é um bastão que se entrega a um bispo católico na cerimónia da sua consagração, rematado por um motivo decorativo curvilíneo designado por crossa. Trata-se de um objeto de elevado valor simbólico, que testemunha o poder, a riqueza e a importância de quem o encomendou e possuiu.
No contexto cultural de requinte e esplendor vividos pela corte portuguesa ao longo do século XVIII, a Igreja, refletindo esse mesmo espírito, rodeou-se de preciosos objetos religiosos, maioritariamente encomendados a ourives italianos. É o caso desta crossa de báculo, da autoria do ourives Antonio Arrighi (1687-1776).
A peça, proveniente do antigo Paço Episcopal do Porto, integra o acervo do MNSR desde 1932.

×