Loading...

Visita Orientada: Os Bombellis da Coleção Allen

27 de Julho, 2023

Os Bombellis da Coleção Allen
Visita orientada
29 julho, 11H00
Público | Jovens e adultos
Valor | Bilhete de entrada + 2 euros

 

No âmbito da programação especial de verão no Museu Nacional Soares dos Reis, vai decorrer a visita orientada «Os Bombellis da Coleção Allen», no próximo sábado, 29 julho, pelas 11h00. As inscrições estão a decorrer e podem ser efetuadas aqui.

 

O par de telas de Filippo Bombelli revela o interesse de João Allen pela aquisição de pintura em Itália. Na época faziam sucesso os quadros de interiores conventuais de F.M. Granet e o facto de, alegadamente, existir na coleção da coroa britânica um Coro dos Capuchinhos deste artista, influenciou a encomenda do colecionador do Porto, membro da Feitoria Portuguesa.

A primeira das duas telas, intitulada “Escola de meninas em Roma”, revela o interior de colégio feminino afeto a uma congregação religiosa de Roma. Representa um vasto salão iluminado, com quase cerca de 40 figurantes, entre mestras e discípulas envolvidas em lavores femininos.

 

A segunda tela, “Coro dos Capuchinhos na Praça Barberini, em Roma”, apresenta o interior de um edifício conventual representando o coro dos Capuchinhos na Praça Barberini, em Roma.

 

Numerosos figurantes com hábitos monásticos dispõem-se em coro circundando as paredes, junto aos cadeirais e em volta de uma estante, junto da qual se situam os sacerdotes e seus dois acólitos.

 

Ambas as pinturas a óleo, com dimensão aproximada de 170x137cms,são provenientes da Coleção Allen, adquirida em 1850 pela Câmara Municipal do Porto. Trata-se de uma extensa coleção de 599 quadros do colecionador João Allen (1781-1848), constante de um documento de avaliação elaborado em 30 de novembro de 1849 pelo pintor João Batista Ribeiro.

 

Esta coleção formou o núcleo do antigo Museu Municipal do Porto (extinto em 1937) e na sua maioria consta do “Catálogo Provisório da Galeria de Pintura”, publicado por Eduardo Allen em 1853. As obras encontram-se em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940.

 

João Francisco Allen (1781-1848) foi um negociante de origem inglesa (mais propriamente irlandesa), nasceu em Viana do Castelo a 1 de maio de 1781. Filho de Duarte Guilherme Allen, cônsul de Inglaterra em Viana do Castelo, foi condecorado com a ordem da Torre e Espada pela coragem demonstrada na Guerra Peninsular, para a qual se voluntariou.

 

Foi um dos promotores da criação do Palácio de Cristal, assim como do primeiro banco portuense, o Banco Comercial.

 

Fundou o Novo Museu Portuense ou Museu Allen, o primeiro a ter catálogos impressos em Portugal (o primeiro foi editado em 1853), sendo um reputado crítico de arte.

 

A extraordinária coleção reunida por João Allen foi comprada após a sua morte pela Câmara, tornando-se parte do acervo do primitivo Museu Municipal e estando hoje integrada no Museu Nacional Soares dos Reis.

×