3º Álbum do Ludovice Ensemble gravado no Museu Soares dos Reis

12 de Outubro, 2023

Gravado no final de 2021, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, o álbum «Assembleia das Nações Estrangeiras», do Ludovice Ensemble, será apresentado publicamente no próximo dia 19 outubro, pelas 18h00, no Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa.

Trata-se do 3º álbum discográfico do Ludovice Ensemble, um CD duplo com música de câmara de dois dos mais ilustres músicos portugueses do século XVIII: Pedro Jorge e Pedro António Avondano. Este novo álbum é o 30º da coleção Melographia Portugueza, editada pela MPMP Património Musical Vivo.

O Ludovice Ensemble é um grupo especializado na interpretação de música antiga. Foi criado em 2004, por Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim, com o objetivo de divulgar o repertório de câmara vocal e instrumental dos séculos XVII e XVIII, através de interpretações historicamente informadas e usando instrumentos antigos. O seu nome homenageia o arquiteto e ourives alemão Johann Friedrich Ludwig (1673-1752), conhecido em Portugal como Ludovice.

Para além de ter servido de palco para a gravação do disco «Assembleia das Nações Estrangeiras», do Ludovice Ensemble, o Museu Nacional Soares dos Reis cedeu também a imagem da pintura Marinha (porto de pesca), escolhida para a capa do álbum, da autoria do pintor francês Jean Pillement.

Jean Pillement (Lyon 1728 – 1808) foi um artista francês com formação em desenho têxtil na fábrica GobelinsParis. Viveu em Lisboa antes do Terramoto de 1755, onde trabalhava como desenhador na Real Fábrica das Sedas. Tendo viajado pela Europa, regressou a Portugal cerca de 1782, onde se distinguiu na técnica a pastel no domínio da Paisagem.

O pintor tratava de forma idílica cenas campestres e marinhas idealizando a natureza. Também captou aspetos de Portugal ligados à faina do Tejo e do Douro. No Porto lançou as bases de uma corrente de Paisagem junto de Domingos Vieira e seu filho, Francisco Vieira, o Portuense.

Pintura Jean Pillement