Agostinho Salgado: Pintor naturalista e conservador do MNSR

25 de Abril, 2024

Natural de Leça da Palmeira, Agostinho Salgado faleceu na sua terra natal a 25 abril de 1967. Diplomado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, foi professor do Ensino Técnico e conservador do Museu Nacional de Soares dos Reis, a partir da década de 40 até à sua morte. Dedicou-se sobretudo à consolidação e restauro da coleção de pintura do Museu.

Foi aluno de António Carneiro, José de Brito, Acácio Lino e Joaquim Lopes. Iniciou a sua atividade artística como pintor de azulejos na Fábrica de Cerâmica do Carvalhinho em 1932.

A obra de Agostinho Salgado é de cariz naturalista e tem como temas predominantes a paisagem e o retrato. Foram as paisagens rurais, quer dos arredores do Porto, quer de Braga, onde passava algumas temporadas, que mais o inspiraram e nos retratos, quase todos por encomenda, como os que realizou para a Universidade do Porto ou para a Biblioteca da Câmara Municipal de Matosinhos, procurou dar a conhecer o perfil psicológico dos retratados.

Não se integrando nas correntes modernas do seu tempo, a obra de Agostinho Salgado demonstra um perfeito domínio da técnica, onde revela grande qualidade. Entre as suas atividades é ainda de salientar a colaboração nas revistas “Museu”, “O Tripeiro” e “Lusíada”.

Embora a maior parte da sua obra pertença a coleções particulares, está representado em várias instituições como o Museu de Grão Vasco, em Viseu, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, a Câmara Municipal de Matosinhos e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Imagem: Óleo sobre tela ‘Raparigas Minhotas’, de Agostinho Salgado, 1945 @Museu Nacional Soares dos Reis