Uma Nova Vida Depois de Ser Árvore

2020-02-28
Uma Nova Vida Depois de Ser Árvore

Comissariado – Mami Higuchi e Graciela Machado

No âmbito de um projeto artístico internacional, artistas de diferentes geografias como Japão, Bélgica, Letónia e Portugal foram convidados a trabalhar fragmentos da árvore camélia, a partir de amostras enviadas a cada um e que se reencontraram, mais tarde, na exposição do MNSR e numa outra exposição no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Através de uma visão poética, o projeto procura pensar ética com natureza, a condição transacional das ações humanas e o reconhecimento pictórico e artístico de processos ancestrais e transversais como a gravura a topo.
A mostra envolve como parceiros a FBAUP, o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, o MNSR, a Associação Portuguesa das Camélias, a Matriz – Associação de Gravura do Porto e a Japan Foundation.