Histórias da Presença Portuguesa na Bienal de São Paulo

2016-01-31
2015-11-26
Histórias da Presença Portuguesa na Bienal de São Paulo

Coordenação – MNSR e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Esta exposição toma como ponto de partida a pesquisa de doutoramento de Lígia Afonso sobre a representação portuguesa na Bienal de São Paulo, desde a sua 1ª edição, em 1951.

As obras e os artistas portugueses apresentados oferecem uma panorâmica da arte produzida em Portugal desde o início do século XX construída em tempo real, de 2 em 2 anos, e determinada pelas vozes institucionais, críticas e artísticas que em cada momento e época se foram afirmando.

A artista Mafalda Santos foi convidada a produzir uma segunda iteração do grande painel CARTAS DE S. PAULO produzido em 2014 para a bienal. A artista compõe uma minuciosa cronologia visual onde se registam instituições, artistas e obras mapeando toda uma rede de conexões e oferecendo uma leitura integrada da presença portuguesa na Bienal de São Paulo.

Esta exposição articula-se e dialoga com COMO(…) COISAS QUE NÃO EXISTEM -UMA EXPOSIÇÃO DESENVOLVIDA A PARTIR DA 31ª BIENAL DE S PAULO, atualmente patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.