Férias no Museu | grupos infantojuvenis

Cartaz Férias no Museu

oficinas e visitas
Datas
De 3ª a 6ª feira, de 20 junho a 31 agosto (10h30 – 12h30 / 14h30 – 17h00)
se@mnsr.dgpc.pt
Observações
Mínimo de 5 e máximo de 15 participantes em grupos organizados
2 Eur por participante

Em tempo de férias, o Museu Nacional Soares dos Reis convida a uma pausa diferente e a usufruir de uma programação vasta. Estão disponíveis para grupos organizados, mediante seleção e marcação prévia, um conjunto de atividades que partem da exposição para o exterior e para outros espaços do Museu, nomeadamente os jardins. Uma forma diferente de ocupar o tempo livre das crianças e jovens, agora de férias, e de manter um registo de continuidade de aprendizagem que potencia o envolvimento ativo dos participantes com os objetos e com o Museu e permite, simultaneamente, construir conhecimento e criar memórias.

OFICINAS

A minha lanterna, luz de S. João | 6 aos 16 anos Nas galerias, na pintura e na escultura, apreciamos a cor e as formas desenhadas pela luz. Entre papéis com relevo, recortes e aguadas, cada um vai criar uma lanterna para brilhar na noite de S. João e em mais noites de verão.

Uma mão cheia de objetos | 6 aos 16 anos Os metais, as areias, as argilas, as pedras, as substâncias vegetais e muitos outros materiais exibem, depois de trabalhados, criatividade humana e natureza estética. Na exposição observamos objetos que nos encantam e conhecemos as histórias que os transportam. Cheios de inspiração, construímos de seguida um objeto que vai conter a surpresa que vivemos. Ao sair, levamos na mão um móbil e na mente novas ideias.

Arte em partes | 6 aos 16 anos O fogo de criar inspira o pintor e inspira-nos. Demoramo-nos naquela obra que nos atrai e ilumina. Num exercício de formas, de cor e de escala, passamos do pequeno ao grande. No final, surpreende-nos o que o trabalho colaborativo revela!

Uma história por contar | 6 aos 16 anos Contemplar uma obra nas galerias, compor toda a cena, imaginar que estamos dentro dela e aí nos movemos e sentimos. Com recortes e retoques de cor, montamos essa cena em vários planos. Cenário portátil, onde pequenas figuras podem contar histórias por dizer, nas quentes noites de verão.

O que cabe nesta paisagem | 6 aos 16 anos Existe uma imensidão de paisagens. Em cada uma delas habitam animais e plantas muito diferentes. Vamos explorar e transformar, numa composição singular, uma dessas paisagens que o artista Silva Porto pintou no século XIX. Partindo da obra Colheita – Ceifeiras (Lumiar), vamos descobrir que animais e plantas poderiam habitar aquela paisagem quando as ceifeiras no final do dia regressavam a casa depois da faina.

VISITAS

As artes do Fogo | 11 aos 16 anos Muitos dos objetos que todos os dias usamos, pratos, talheres, copos, brincos, têm origem nas técnicas do fogo. Fazem parte desta grande família peças que habitam o andar nobre do Museu. Algumas hoje são raras, outras são únicas e muitas têm formas, funções e decorações que nos surpreendem.

Quando a pintura convida | 3 aos 10 anos A brincar, envolvemo-nos nas cores, na luz, nos sítios e em o tudo o mais que nos inspira. Com os sentidos ao rubro, ganhamos olhos que ouvem, ouvidos que saboreiam e, frente às obras, tudo pode acontecer… um picnic no campo, molhar os pés na praia, viajar num balão! Imagina!

O Mundo no Museu | 11 aos 16 anos Poderá o mundo caber num Museu? Uma viagem começa num lugar que tem em si muitos lugares e muitas memórias: o Museu. Mas até onde seremos capazes de ir e que lugares poderemos conhecer? Inicia-se uma viagem que permite falar sobre novos lugares e construir novas memórias.

À procura do Tesouro | 14 aos 16 anos Ao longo da exposição de longa duração existem dez objetos classificados como bens de interesse nacional, ou também conhecidos como Tesouros Nacionais. Com este percurso ficaremos a conhecer as diferentes classificações e as razões que levam um objeto a ser considerado insubstituível para a história e memória coletivas.