Loading...

Exuberância da Caixa Preta

2010-07-25
2009-12-17

Comissariado – Alexandre Quintanilha, Carlos Marques, João Bettencourt Relvas, João Marques-Teixeira, Júlio Borlido-Santos, Maria João Vasconcelos, Maria Rui Vilar-Correia e Sónia Martins

Colaboração – IBMC/INEB e ESAD

No ano das comemorações de Darwin, o IBMC/INEB com o apoio da Ciência Viva e a colaboração da ESAD e o MNSR apresentam uma exposição a partir da obra de Darwin A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais.

São apresentados em 5 núcleos objetos que suportam e ilustram o discurso alusivo aos momentos de observação de pessoas e animais. Animais do Museu de História Natural da Universidade do Porto, fotografias do Centro Português de Fotografia ou desenhos e esculturas do MNSR e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto são confrontados com os textos de Darwin.

O núcleo central é abordado o comando das emoções e tanto o início como o fim da exposição são marcados por retratos emblemáticos da coleção do MNSR.