Comissária
Maria João Lello Ortigão de Oliveira
Comissária Executiva
Ana Paula Machado
VIDA E SEGREDO evoca uma das mulheres mais marcantes do panorama artístico português. Com um percurso de vida notável nos finais do século XIX e início do século XX, Aurélia de Souza iniciou a sua formação artística na Academia de Belas Artes do Porto e ousou viajar para Paris onde contactou com os artistas mais consagrados do seu tempo.
Esta exposição permite o diálogo entre as obras da artista que integram a coleção do MNSR com outras coleções públicas e privadas, proporcionando uma apresentação mais ampla da obra da pintora.
O percurso organiza-se em torno de quatro grandes núcleos: Vidas (o retrato); Espaços (o intimismo); Temas (pluralidade de géneros) e Cores (autorretrato e autorrepresentação), que, conforme destaca a comissária Maria João Lello Ortigão de Oliveira, “abrangem, dentro dos limites físicos de um espaço museal, o mundo visível de uma mulher artista tão radical quanto secreta”.
O MNSR tem um calendário de visitas à exposição que decorrem aos sábados de manhã e de tarde, atividades para famílias e conversas em torno de temas relacionados com Aurélia de Souza.
Em paralelo, existe um programa evocativo resultante de uma parceria entre várias entidades, para assinalar o primeiro centenário da morte da artista.
A exposição tem o apoio mecenático da Fundação BPI La Caixa e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.