Loading...

Exposição Face a Face

2026-05-18
2026-01-29

Exposição “Face a Face – Rita Magalhães e a Natureza-Morta na Coleção do MNSR”

 

De 29 janeiro a 18 maio 2026
Entrada livre para residentes em Portugal

Exposição “Face a Face – Rita Magalhães e a Natureza-Morta na Coleção do MNSR”, comissariada por Manuela Hargreaves, ficará patente até 18 maio, contando com mecenato do BPI / Fundação “la Caixa” e apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.

Esta exposição propõe-se, por um lado, a promover um diálogo com a pintura de natureza-morta presente na coleção do Museu Nacional Soares dos Reis, convocando artistas que, ainda que não tenham feito deste género a sua prática exclusiva, o exploraram de forma significativa. Estas obras convivem com as de Rita Magalhães, estabelecendo uma linha de continuidade que vai da escola flamenga e holandesa dos séculos XVII e XVIII, passando pelo realismo e naturalismo em Portugal no século XIX, até ao limiar da modernidade.

As fotografias de Rita Magalhães “apresentadas face a face com este conjunto de obras, estabelecem uma ligação entre dois tempos da história: o da pintura de naturezas-mortas, enquanto leitmotiv, e a sua reverberação na fotografia contemporânea, que em tudo se assemelha a uma pintura clássica – embora não o seja”, salienta Manuela Hargreaves.

Por outro lado, a exposição inscreve-se numa continuidade de projetos expositivos realizados a nível nacional e internacional que visam recuperar a natureza-morta como um género artístico autónomo. Ao longo do tempo, diversos autores contemporâneos têm recorrido a este tema em momentos específicos dos seus percursos – de David Hockney a Damien Hirst – contribuindo para a sua legitimação e reforçando a sua relevância no contexto da prática artística contemporânea.