Exposição “Exposição Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas III – França ”
13 dezembro 2025 a 26 abril 2026
Museu Nacional Soares dos Reis | Porto
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre para residentes em Portugal
O Museu Nacional Soares dos Reis, em parceria com o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR, apresenta a exposição Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas III – França.
Com mecenato do BPI | Fundação La Caixa e apoio das Tintas CIN, esta é a primeira exposição dedicada a desenhos franceses de coleções públicas e privadas portuguesas, e a terceira e última de uma série de exposições organizadas com o intuito de divulgar o pouco conhecido acervo de desenhos de antigos mestres conservado no nosso país.
A primeira exposição, Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas (2000-2001), apresentou aos visitantes obras de referência de todas as escolas, enquanto a segunda, Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II: Itália e Portugal (2021), se centrou na influência da arte italiana no desenvolvimento da arte portuguesa desde o século XVI até ao início do XIX.
Com a exposição Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas III – França pretende-se mostrar que a história da influência do desenho francês em Portugal é diferente, apesar de acidentada e sujeita a flutuações políticas. De facto, a presença de muitos artistas franceses em solo nacional desde o início do século XVIII até ao início do século XX – e o seu impacto no desenvolvimento da arte portuguesa, especialmente das artes decorativas – é a grande revelação da presente seleção de obras.
Quer fugindo de ambientes políticos difíceis ou evitando a forte concorrência na corte francesa, pelo menos meia dúzia de émigrés franceses, como Pierre-Antoine Quillard, Pierre Massart de Rochefort ou Jean-Baptiste Pillement, representados nesta exposição, deixaram a sua marca – e os seus desenhos – em Portugal. Este legado torna-se claro a partir de uma grande variedade de pinturas, desenhos e obras ilustradas que foram executadas no nosso país.
Com curadoria de Nicholas Turner, um dos mais prestigiados especialistas internacionais na área do desenho, a exposição Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas III – França, inclui 88 obras, quatro das quais em formato de livro, ficando patente ao público até 26 abril 2026.

