
Comissariado – Vitor Silva
Coordenação – Elisa Soares, Ana Paula Machado
Com esta exposição o MNSR pretende divulgar a obra de Henrique Pousão a propósito da celebração dos 150 anos do seu nascimento. Dada a relevância da obra do artista na coleção do MNSR e, em termos gerais, no panorama da arte portuguesa do século XIX, é fundamental dar a conhecê-la ao público.
Esta exposição temporária tomou como ponto de partida a pintura Esperando o Sucesso (Roma, 1882), que os estudos recentes revelam como uma peça-chave para o entendimento da modernidade na obra de Pousão. Reúne pinturas, esculturas e desenhos de diferentes autores nacionais e internacionais entre os quais: Soares dos Reis, Columbano, Aurélia de Souza, António Areal, José Escada, Francesco Caroto, Antonio Mancini e Vaillant Wallerand. A partir das obras expostas foram focados temas como o artista na infância, o modelo infantil ou o lugar do atelier.
Estamos perante uma rara oportunidade para explorar o quadro Esperando o Sucesso, uma das pinturas mais famosas de Pousão, ao longo de um percurso que relaciona mais de 60 obras e inúmeros documentos.