A histórica Fábrica de Louça de Miragaia na cidade do Porto

18 de Março, 2024

A Fábrica de Louça de Miragaia foi fundada por um comerciante minhoto enriquecido no Brasil, João Rocha (1720-1799), em Miragaia (Porto), em 1775, no contexto das reformas da indústria portuguesa promovidas pelo ministro Marquês de Pombal. João Rocha teve como sócio fundador o seu sobrinho João Bento da Rocha.

O objetivo dos empresários era manufaturar toda a qualidade de peças à semelhança das que Portugal importava à época de outros países europeus e da China.

Em 1814, já depois dos prejuízos sofridos com as Invasões Francesas, a Fábrica de Louça de Miragaia era a maior da cidade do Porto no ramo da cerâmica, com 27 trabalhadores, entre os quais existiam numerosos laços familiares, facilitando a transmissão de saberes técnicos e artísticos.

No final da década de 1820, sob a concorrência de anos da loiça importada de Inglaterra, iniciou-se a produção de peças semelhantes em forma e/ou decoração às inglesas, de que serão apresentados alguns exemplares na Exposição «A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia», a inaugurar no próximo dia 22 março, no Museu Nacional Soares dos Reis.

Na década de 1850, após problemas financeiros, a fábrica encerrou, completando cerca de 80 anos de atividade, mantendo-se até hoje como um símbolo da qualidade da faiança produzida entre o Porto e Gaia.

O Museu Nacional Soares dos Reis preserva uma coleção de cerca de 180 peças da Fábrica de Louça de Miragaia, resultante de diferentes incorporações.

Comissariada por José da Costa Reis, na exposição «A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia» aborda-se o tema das faianças ‘azul de safra’, assim denominadas devido à tonalidade da cor do seu vidrado, produzidas na Fábrica de Louça de Miragaia, no Porto, e datáveis do período compreendido entre 1775 e 1822.

A organização museológica da exposição promove a relação desta coleção com outras coleções de artes decorativas do Museu Nacional Soares dos Reis, valorizando a sua contextualização e interpretação com aproximações à história e às artes plásticas europeias, nomeadamente Pintura, Desenho e Gravura.