82º Aniversário de Falecimento de Manuel Teixeira Gomes

18 de Outubro, 2023

Manuel Teixeira Gomes, sétimo presidente da Primeira República Portuguesa (de 6 outubro de 1923 a 11 de dezembro de 1925), faleceu no dia 18 outubro de 1941, em Bougie, na Argélia.

Natural de Portimão, Manuel Teixeira Gomes era filho de José Libânio Gomes, proprietário endinheirado, exportador de frutos secos e cônsul da Bélgica no Algarve, e de Maria da Glória Teixeira Gomes.

Depois de cumprido o serviço militar, Teixeira Gomes fixou-se no Porto, em 1881.

Nesse ano frequentou a Academia Politécnica do Porto (1831-1832), conviveu com intelectuais e artistas como Soares dos Reis, Marques de Oliveira e Basílio Teles. Colaborou em diversas publicações periódicas da cidade, como “O Primeiro de Janeiro” e “Folha Nova”.

Teixeira Gomes foi uma figura cultural de relevo. Quando foi eleito para presidente da República, tinha já obra literária publicada e uma carreira diplomática que ajudara a credibilizar e consolidar o regime republicano em Londres, principal aliado português na época.

Colecionador de arte, diplomata de talento, viajante incansável, apaixonado visitante de museus e galerias, Teixeira Gomes legou a sua coleção particular de arte a vários museus nacionais, entre os quais o Museu Nacional Soares dos Reis. Aqui pode contemplar o retrato de Manuel Teixeira Gomes, por Marques de Oliveira, numa obra datada de 1881 (na foto).

Em 2010, o Museu Nacional Soares dos Reis acolheu a exposição “Manuel Teixeira Gomes – Os anos do Porto”, organizada por ocasião do Centenário da Implantação da República. Uma iniciativa do Instituto dos Museus e da Conservação, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.