82º Aniversário de Falecimento de Robert Delaunay

25 de Outubro, 2023

Robert Delaunay – artista francês que, juntamente com a sua esposa Sonia Delaunay e outros, co-fundou o movimento de arte Orfismo – nasceu em Paris. Faleceu a 25 outubro de 1941, em em Montpellier, aos 56 anos, vítima de cancro.

Foi educado pelos tios maternos, que o iniciaram, de um modo muito clássico, na pintura. Entre 1902 e 1904, trabalhou como aprendiz nos estúdios Ronsin, especializados em pintura para teatro. A sua formação artística foi, no entanto, essencialmente autodidacta, com as primeiras telas pintadas na Bretanha, durante o Verão de 1903.

Em 1907, conhece Sonia Terk, com quem virá a casar-se três anos mais tarde.

Robert Delaunay e Sonia Delaunay – um casal de artistas que se destacou no impulsionamento do Orfismo – viveram cerca de um ano em Portugal durante o período da primeira Guerra Mundial, e travaram conhecimento com os artistas portugueses Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, de quem se tornaram amigos.

Foi no Verão de 1915, que o casal de artistas se estabeleceu em Vila do Conde.

A estadia de Sónia Delaunay em Portugal foi o ponto de partida de uma exposição sobre esta artista, intitulada «Sónia Delaunay – Tecidos Simultâneos», que o Museu Nacional Soares dos Reis acolheu no ano em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura (2001), tendo por objetivo ilustrar a inspiração que Portugal representou na sua obra.

A referida exposição incidiu sobre a obra de Sónia Delaunay enquanto designer, com grande número dos seus desenhos para tecidos a assumirem o núcleo principal da exposição.

Imagens:

Robert Delaunay, 1905–06, Autoportrait, oil on canvas, Musée National d’Art Moderne, Paris

Catálogo da Exposição «Sónia Delaunay – Tecidos Simultâneos», 2001/12/13 a 2002/02/24, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto [Comissariado – Petra Timmer; Coordenação – Instituto Português de Museus (Manuela Correia, Anabela Carvalho e Maria Amélia Fernandes) e MNSR (Ana Paula Machado)]