225º Aniversário de Nascimento de D. Pedro IV – O Libertador

12 de Outubro, 2023

A 12 de outubro de 1798 nasce D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil. Fundador, em 1833, do Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, atual Museu Nacional Soares dos Reis.

Rei de Portugal entre 1826 e 1834, D. Pedro IV, O Libertador, foi o primeiro imperador do Brasil. Viajou para o Brasil com a restante família real em 1807, logo após a primeira invasão francesa.

Na sequência da Revolução de 1820, em Portugal, as Cortes determinam o seu regresso à metrópole, mas D. Pedro recusa-se a embarcar para a Europa. Foi então que, como líder do movimento independentista daquela colónia, decide proclamar junto às margens do rio Ipiranga a independência do Brasil (1822). Logo depois é proclamado imperador do Brasil.

Após a morte de seu pai D. João VI, em 1826, D. Pedro é designado rei de Portugal pela regente D. Isabel Maria e outorga aos portugueses a Carta Constitucional de 1826. Quis abdicar em favor de sua filha, D. Maria da Glória (futura rainha D. Maria II), mas a guerra civil travada entre liberais, liderados por D. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão D. Miguel, que também pretendia o trono, adiou a coroação de D. Maria até 1834.

O Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes foi criado com o objetivo de recolher os bens confiscados aos conventos abandonados do Porto e dos mosteiros de S. Martinho de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra. O saque decorreu durante a guerra civil que opôs absolutistas e liberais, chefiados pelo regente D. Pedro, duque de Bragança.

Instalou-se no Convento de Santo António, na zona oriental da cidade (Jardim de S. Lázaro), sob direção do pintor João Baptista Ribeiro. Foi confirmado por D. Maria II em 1836, no âmbito das reformas da instrução pública levadas a cabo pelo ministro Passos Manuel.

Em 1839, o acervo do Museu foi para a direção da Academia Portuense de Belas-Artes, o que levou a um fortalecimento da relação entre o museu e o ensino artístico no século XIX.

No âmbito das reformas institucionais da República em 1911, o Museu vê alterada a sua designação para Museu Soares dos Reis, escultor premiado pela Academia Portuense de Belas Artes. Em 1932, o museu centenário adquire o estatuto de Museu Nacional. A instalação no Palácio dos Carrancas em 1940 faz parte do percurso recente do Museu, na altura sob direção de Vasco Valente.