Loading...

187º Aniversário de Nascimento de Teixeira Lopes (Pai)

24 de Fevereiro, 2024

Escultor e ceramista português, José Joaquim Teixeira Lopes, ou Teixeira Lopes (Pai), nasceu em São Mamede de Ribatua, concelho de Alijó, no dia 24 fevereiro de 1837. Entre as suas numerosas obras, destacam-se a estátua de Passos Manuel, em Matosinhos, e a estátua de D. Pedro V, na Praça da Batalha, no Porto.

 

José Joaquim Teixeira Lopes foi trabalhar, aos 13 anos, como aprendiz no atelier do Professor de escultura da Academia Portuense de Belas Artes, Manuel da Fonseca Pinto, na confeção de ornamentos de proas de navios, onde permaneceu 6 anos.

 

Estudou ainda na Escola Industrial do Porto e, com dois professores da referida Academia, João António Correia e Francisco José Resende, desenvolveu a sua técnica de desenho e modelação do barro.

Passou depois cerca de um ano em Paris, onde estudou com o célebre escultor François Jouffroy e, ao retornar, dedicou-se intensamente à cerâmica. Na Fábrica de Cerâmica das Devesas, da qual foi fundador, sócio e principal artista, criou um curso de desenho e modelação, o qual eventualmente deu origem à Escola Industrial Passos Manuel, em Vila Nova de Gaia.

 

Entre as suas numerosas obras, destacam-se a estátua de Passos Manuel em Matosinhos, a estátua de D. Pedro V, na Praça da Batalha do Porto; o relevo Baptismo de Cristo em bronze no batistério da Sé do Porto, estando o gesso original na Igreja Matriz de S. Mamede de Ribatua; o desastre da Ponte das Barcas, ocorrido em 1809;  as estátuas “União faz a força”, “Filho pródigo”, “Caridade”, “Conde Ferreira”, e diversas estátuas alegóricas.

 

José Joaquim Teixeira Lopes (pai do escultor António Teixeira Lopes e do arquiteto José Teixeira Lopes) foi também pintor de azulejos e criador de dezenas de figuras em terracota pintada, representando figuras e costumes regionais. Atendendo à grande quantidade de artistas a quem ensinou ou que com ele privaram, Teixeira Lopes (Pai) foi uma das mais influentes figuras da Arte em Portugal, no período do Romantismo.

 

Foi agraciado com a Ordem de Cristo, condecoração que lhe foi atribuída por El-Rei D. Luís, e ganhou diversos prémios em exposições nacionais e internacionais. José Joaquim Teixeira Lopes faleceu em 1918, em Vila Nova de Gaia, estando sepultado no jazigo-capela da família, na sua terra natal.

 

Foi um ceramista criativo e um inovador pedagogo, justamente considerado como o primeiro impulsionador da “Escola de Gaia” de escultura.

 

Foto @Direitos Reservados

×